Greenwashing: Entenda o que é e saiba como se "proteger" dessa prática.

Entenda nesse artigo o que é greenwashing, uma prática adotada por muitas empresas, que visa conseguir vantagens sobre seus consumidores.

Por Achilles Gusmãoquinta-feira, 30 de nov. de 2023
Imagem de um container verde com a marca "ECOCLEAN" ao lado de uma fábrica com fumaça saindo da chaminé. A imagem ilustra o conceito de greenwashing, que é a prática de empresas que usam alegações ambientais falsas ou enganosas para promover seus produtos ou serviços.
IMAGEM: SalveoPlaneta.net

O greenwashing (banho verde, em português), é uma pratica utilizada por muitas empresas, onde se destaca características sustentáveis de um determinado produto ou serviço, mascarando diversas outras que destroem com o meio ambiente.

Vamos dar um exemplo para entender melhor: Uma marca de cosméticos lança um novo perfume, rotulado como "Natural". Em seu rótulo há informações dizendo que o produto é isento disso e daquilo, o que, segundo a embalagem, torna o mais sustentável.

Apesar disso, ao examinar a formulação, percebe-se a presença de diversos outros aditivos que são extremamente prejudiciais para o meio ambiente. No entanto, as pessoas não verificam se a formulação daquele produto é realmente sustentável, e acabam comprando-o sem saber a verdade por trás.

Como se protejer do greenwashing?

Não existe uma receita de bolo que nos ajude a se protejer, mas existem pontos que devemos observar.

Questione

Para saber as reais preocupações de uma empresa com o meio ambiênte, a principal maneira é questinando.

Se balançarmos uma árvore, caem 20 marcas autodenominadas como eco-friendly, não é mesmo? Por isso, é crucial questionarmos como elas estão fazendo isso, buscando evidências concretas que provem essa alegação.

Desconfie

Se uma informação parece superficial, desconfie! A melhor maneira de desfarçar uma informação é omiti-la. Então quanto menos informações, melhor para elas.

Conclusão

Grande parte das empresas priorizam apenas o lucro, e adotam uma postura de "boa moça" para atrairem mais clientes, ampliando seus negócios.

Claro que nem todas as empresas adotam o greenwashing, felizmente existem empresas que realmente estão dispostas a melhorar o planeta na qual vivemos. Porém, ainda precismos estar aletas, para que possemos dar voz apenas para aquelas que realmente estão preocupadas em termos um futuro melhor.