Conheça a COP 28: O maior evento sobre o clima do planeta

A COP 28, sediada em Dubai, é o palco global para estratégias climáticas vitais. Neste evento anual, líderes discutem desde a Avaliação Global até os desafios de reparar o financiamento climático.

Por Achilles Gusmãosábado, 2 de dez. de 2023

A COP 28 é a 28ª edição de um evento anual que ocorre para discutir estratégias de combate às mudanças climáticas. Iniciou em 30 de novembro e encerrará em 12 de dezembro. A cada ano, o evento acontece em uma cidade diferente, e neste ano será em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Abertura da COP 28, em novembro de 2023 na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
FOTO: Christopher Pike/COP 28

A Conferência das Partes (COP) é uma reunião anual dos países que participam da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC). A COP é responsável por tomar decisões por consenso dos países participantes sobre a implementação da UNFCCC.

Durante as COPs, os países discutem as últimas tendências climáticas, o progresso na implementação da UNFCCC e novas medidas para combater as mudanças climáticas.

A UNFCCC é um tratado internacional com o objetivo de estabilizar os níveis de concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. A convenção foi adotada na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada em 1992, no Rio de Janeiro, Brasil.

A UNFCCC foi assinada na 'Cúpula da Terra' de 1992, no Rio de Janeiro, Brasil.
FOTO: Michos Tzovaras/UN Photo

Quais são os principais temas a serem discutidos na COP 28?

Os principais temas a serem discutidos na COP 28 são:

  1. Avaliação Global (Global Stocktake);
  2. Combustíveis Fósseis;
  3. Perdas e Danos;
  4. Reparar o Financiamento Climático.

1. Avaliação Global

A Avaliação Global é uma análise das ações climáticas adotadas pelos países. Eles devem avaliar o cumprimento das metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, um tratado internacional assinado durante a COP 21 em Paris, França.

O principal objetivo do Acordo de Paris é a redução das emissões de gases do efeito estufa, visando manter a temperatura do planeta abaixo dos 2ºC.

Encerramento da COP 21, quando foi feito o Acordo de Paris
FOTO: ONU/Divulgação

2. Combustíveis Fósseis

A queima de combustíveis fósseis é um dos principais emissores de gases do efeito estufa. Os países devem discutir maneiras de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e acelerar a transição para energias renováveis.

3. Perdas e Danos

As mudanças climáticas já causam perdas e danos em todo o mundo. Os países devem discutir como financiar a recuperação dessas perdas e danos.

4. Reparar o Financiamento Climático

Os países em desenvolvimento necessitam de financiamento para implementar medidas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas. Um dos objetivos é cumprir o compromisso de mobilizar 100 milhões de dólares por ano em financiamento climático para os países em desenvolvimento.

Por que a COP 28 será em Dubai?

A escolha do país-sede para a COP envolve diversos fatores e considerações. A rotatividade geográfica é considerada para garantir que a COP seja realizada em diferentes regiões do mundo.

A escolha de Dubai como sede da COP 28 foi controversa, uma vez que os Emirados Árabes Unidos são ricos em petróleo e gás, dependendo fortemente de combustíveis fósseis.

Para a COP 30, em 2025, o Brasil será o país-sede, mais precisamente em Belém (PA). O presidente Luís Inácio Lula da Silva sugeriu essa localização devido à Amazônia ser o principal tema de debate nas COPs em que participou, permitindo que as pessoas conheçam a floresta e suas riquezas.

Lula em discurso na COP 27, no Egito, quando assumiu que a COP 30 poderia ser realizada no Brasil
FOTO: Nariman El-Mofty/AP